1° Baixo Volume de Treino
Por ser realizado em alta intensidade, não necessita de um volume de treino elevado, já tem estudo mostrando eficiência deste protocolo com apenas 4 minutos de duração (4 sprits), imagina se realizado em torno de 10 a 30 minutos de duração.
2° Depleção de Glicogênio
Usa carboidrato predominantemente como fonte para síntese de ATP (glicogênio e glicose plasmática).
Como a célula regula esta seleção? Devido a alta taxa da glicólise com intensidade alta no exercício ocorre acúmulo de Acetil-Coa na mitocôndria através de Piruvato, este acúmulo induz diminuição na quantidade de Carnitina livre (Carnitina é necessário para o ácido graxo entrar na mitocôndria) pois o grupo acetila se junta com Carnitina para formar Acetilcarnitina. Assim, em alta intensidade ocorre diminuição no uso de gordura como fonte de energia. Se usa o carbo predominante como fonte de energia não seria interessante para indivíduos com o objetivo de emagrecimento?
3° Secreção de GH e Lipólise após a sessão
Com depleção de glicogênio e formação de Lactato através do acumulo de Íons de Hidrogênio e Piruvato, no período pós treino ocorre aumento na produção de GH, este hormônio atua fortemente no aumento da lipólise. Este é um dos motivos que após o treino intenso ocorre maior lipólise comparado ao treino moderado (alta produção de GH).
4° Maior ativação de AMPK e adaptações celulares
Maior ativação de AMPK devido a alta queda de ATP e aumento de AMP durante a sessão. AMPK atua aumentando a oxidação de gorduras, captação de glicose e bloqueio da formação de gordura (triglicerídeos). Além disso, a continuação do treinamento e constante ativação de AMPK ocorre adaptações importante que irá melhorar o desempenho (maior tolerância à fadiga) e ainda aumenta a eficiência do metabolismo (não necessita de dieta tão restrita para continuar perdendo gordura).
Quais adaptações? Número de mitocôndrias, conteúdo e atividade enzimática da beta-oxidação, ciclo de krebs e cadeia de transporte de elétrons.
5° Hipertrofia Muscular
Fazer o HIIT com resistência (subida de escada, bike com carga, corrida com inclinação) pode também induzir hipertrofia muscular nos membros inferiores através do aumento da síntese de proteínas após a sessão.
Quer potencializar ainda mais a oxidação de gordura e lipólise com o HIIT? Pré-treino consuma carboidrato 2 horas antes, inicie a sessão com insulina baixa, isto aumentará a lipólise e oxidação de gordura durante a sessão. Pós-treino consuma somente proteínas após 60 min da sessão. Caso consumir carboidrato logo após a sessão irá bloquear a lipólise e oxidação de gorduras através da insulina.
ref: prof. Marcelo Conrado