Já é sabido que a amplitude é uma das variáveis de intensidade, também que o torque mecânico no agachamento parcial é enorme. Reuni alguns estudos relacionados ao tema, e as opiniões são divergentes.
No primeiro estudo, de Bloomquist (2013), o mesmo analisou a diferença entre os ângulos 60º e 120º, o resultado nada surpreendente, revelou que diante de todas variáveis total proporciona mais hipertrofia, mais forças e melhores respostas aos saltos, corroborando com o estudo de Bryanton (2012).
Em outro estudo de Rhea (2016) relatou o contrário e o mesmo foi analisado por Marchetti em (2013), Contreras (2015) não encontrou diferenças significativas. Porém o mesmo cara e um estudo mais recente Bryanton (2015), chegou à conclusão que o agachamento profundo só deve ser realizado por pessoas com uma boa força no glúteo, caso contrário ocorrerá uma grande ação da musculatura de trás da coxa podendo aumentar a sobrecarga no joelho, mas nesse estudo não foram mensuradas as cargas.
Não quero confundir a cabeça de vocês, mas não é para qualquer um a frase "AGACHA QUE CRESCE" COMO VEM SENDO FEITO! Quando se trata de indivíduos a coisa muda.
O agachamento é um exercício em CCF (cadeia cinética fechada), multiarticular, em que ocorre uma flexão simultânea do quadril, joelho e tornozelo, proporcionando uma co-contração de diversos músculos, a qual representa um fator importante para a estabilidade dinâmica.
Em um artigo interessante sobre ângulos de agachamento, ficou nítida essa escolha que deve ser feita pelo professor após análise do aluno. O aumento da profundidade do agachamento acentuou bastante a diferença de ativação do reto femoral, principalmente, em relação ao bíceps femoral, o que pode indicar um desequilíbrio de forças, onde ocorre um aumento desproporcional da força extensora em relação à flexora.
Como a ação extensora do joelho tende a provocar translação tibial anterior, não seria recomendável a utilização de agachamentos profundos no pós-cirúrgico precoce de reconstrução do LCA devido à maior demanda de torque exercida sobre o aparelho extensor durante os exercícios de agachamento com o joelho flexionado além de 40°.
Resumindo...
Se você é sadio. Perfeito, bunda no chão.
Se não é. Reveja seus conceitos.
Mesmo assim você pode gozar dos benefícios do agachamento.
Bons Treinos!
Referência: Effect of range of motion in heavy load squatting on muscle and tendon adaptations.
Joint-angle specific strength adaptation influence improvements in power in highly trained athletes, Rhea et al., 2016."